Destaque Geral Pedrinhas Paulista

Educação com qualidade e atitude: Rede Municipal de Ensino de Pedrinhas conta com novo apostilado

Desde dezembro de 2016 Maria Tuccilli Zandonadi, que seria a secretária de Educação de Pedrinhas Paulista a partir de janeiro de 2017, começou a procurar por professoras da Rede Municipal de Ensino para ouvir sugestões do que poderia ser melhorado no setor. Uma das maiores insatisfações das docentes era quanto ao apostilado utilizado nas EMEIs e na EMEF e, diante das queixas, chegou-se à conclusão de que mudanças seriam necessárias.

Assim que este ano começou, a Secretaria Municipal de Educação recebeu a visita de vários sistemas de ensino, que apresentaram seu material e metodologia de trabalho. Com esses materiais em mãos, Maria Tuccilli e a supervisora de Ensino Maria Helena dos Santos Migotto reuniram um “júri” de professoras, para que elas ajudassem a escolher os apostilados que melhor se adequariam aos alunos de Pedrinhas e que atendessem as expectativas das docentes.

Depois de uma minuciosa análise, foram selecionados três sistemas de ensino que participaram de processo licitatório (por meio de carta-convite) sendo o vencedor o SIM – Sistema de Ensino. Segundo a secretária Maria Tuccilli todos os apostilados que participaram da licitação estavam de acordo com os parâmetros curriculares nacionais para o desenvolvimento do aprendizado/compreensão dos alunos e eram os ideais para estimulá-los na aquisição de conhecimento e na habilidade de formar atitudes e valores.

“Por meio do sistema vencedor do processo licitatório, teremos uma maior aproximação com nossas professoras, formação continuada todos os bimestres e palestras com educadores renomados nacionalmente. Os alunos passarão por avaliações semanais de Português e Matemática e, assim, poderemos detectar os pontos fracos de cada um e implantar as correções de rota necessárias”, explica ela.

Já Maria Helena destaca o material agregado oferecido pelo SIM – Sistema de Ensino que será utilizado pelos alunos no contraturno (período da tarde). Esse kit (entregue a cada aluno) conta com um diário, apostila de caligrafia, quatro livros paradidáticos, um livro de Educação Financeira, um livro sobre a Riqueza Cultural Brasileira e um livro de Atividades de Resultado. Para as crianças das EMEIs é oferecido um livro voltado para as famílias dos alunos.

“Cada aluno receberá, ainda, um número de cadastro para ter acesso on line a plataformas das apostilas, para o enriquecimento de conteúdo. E nossas professoras terão à disposição, durante o ano, cursos de formação que oferecem certificação da PUC”, complementa a supervisora de Ensino.

 

SUBTÍTULO:

Escolas recebem material didático de 2017

 

No dia 14 de março diretores, coordenadores e professoras da Rede Municipal de Ensino passaram por capacitação e implantação do novo sistema. Estiveram em Pedrinhas Paulista a consultora Elenira Franzotti e a assessora pedagógica Graziela Pereira para falar um pouco sobre o material oferecido e tirar as dúvidas das educadoras quanto à metodologia implantada, colocando-se à inteira disposição das escolas para que seja feito um trabalho em parceria entre docentes e o SIM – Sistema de Ensino, vencedor do processo licitatório para a aquisição de novo apostilado.

No dia 15 o prefeito Sergio Fornasier (DEM) e o vice-prefeito Toninho Vallone (PSDB) estiveram na EMEF “Professor Clovis Manfio” e nas EMEIs “Giuseppina Di Loreto Sampaio” e “Francesco Romano” para entregar o novo apostilado aos alunos da Rede Municipal.

De acordo com Sergio, os novos sistemas foram escolhidos após uma criteriosa avaliação e, pela primeira vez, essa escolha teve a participação efetiva dos maiores interessados no assunto, as professoras. Segundo ele, todos os sistemas que participaram da licitação atendiam os requisitos solicitados pela Secretaria Municipal de Educação e a pequena demora na entrega do material ocorreu devido a esse processo licitatório. Mas em 2018 todo o apostilado já estará à disposição dos alunos no começo do ano.

“Além de todas as vantagens apontadas pelas professoras no apostilado vencedor da licitação, o SIM – Sistema de Ensino ainda traz economia aos cofres públicos, pois alia um preço bem mais em conta e qualidade impecável. Estamos muito satisfeitos e agradecemos imensamente nossas professoras, que foram muito importantes em todo esse processo de remodelação de nossa Educação Pública”, disse.

O vice-prefeito Toninho disse que o material é de alto nível, sem ficar devendo nada para as apostilas utilizadas em renomados colégios particulares. “Temos que investir na Educação, pois ela é a responsável por formar os nossos futuros cidadãos. Temos uma equipe capacitada de professoras e agora contamos com um material à altura da Rede Municipal de Ensino de Pedrinhas Paulista”, afirma ele.

 

SUBTÍTULO 2:

Conheça um pouco mais sobre o SIM – Sistema de Ensino

 

O SIM é um sistema de ensino que tem como objetivo reunir todas as disciplinas em apenas um material, facilitando assim o trabalho do docente. Os conteúdos são organizados em módulos para serem trabalhados durante o ano, permitindo que o professor assuma a autoria da aula e faça as inserções e propostas adequadas ao grupo com o qual trabalha.

Entre os objetivos do SIM, destacam-se compreender melhor a língua com a qual nos comunicamos; identificar a Matemática presente em diversas situações do nosso dia a dia; estudar os seres vivos e suas relações com o meio ambiente; conhecer como as pessoas viviam no passado e como elas lutaram para melhorar o mundo em que viviam;

desenvolver habilidades para observar e analisar as diferentes maneiras com as quais o ser humano se relaciona com a natureza; conhecer mais a respeito de si mesmo e sobre o mundo em que vivemos.

Na Educação Infantil Primeira o material destinado ao Maternal e à Educação Infantil do SIM Sistema de Ensino foi elaborado para ampliar na criança a compreensão do mundo e promover sua formação pessoal e social, por meio do desenvolvimento de sua identidade e autonomia.

No Ensino Fundamental 1 são trabalhados temas relevantes e de um trabalho lúdico, onde o aluno estabelece conexões entre o conhecimento adquirido e as experiências que já possui. Desta forma, o material do SIM Sistema de Ensino promove situações que desenvolvem na criança as competências esperadas para a faixa etária e contribuem para a formação de cidadãos críticos.

Já no Ensino Fundamental 2 o material tem o objetivo de favorecer a atuação do docente, a integração com outras disciplinas e aumentar a autonomia do aluno em relação ao professor, desenvolvendo atitudes e habilidades essenciais para a formação do estudante. A organização dos conteúdos segue critérios metodológicos, e sua sequência aborda questões estruturais, funcionais e interacionais.

Leia Também