Destaque MIT Pedrinhas Paulista Pedrinhas Paulista

Influenciado por Roberto Carlos, imigrante Vicenzo teve uma trajetória dedicada à música

O entrevistado desta semana na série sobre a imigração italiana em Pedrinhas Paulista é Vicenzo Pignataro. Ele veio do Acre/Cosenza cidade localizada na região da Calabria.

Filho de Francesco Saderio Pignataro e Maria Capello Pignataro, chegou ao Brasil em 1957, aos 7 anos de idade, juntamente com mais sete irmãos, sendo cinco mulheres, Conceta, Assuntta, Cristina, Antonietta e Ida, e três homens, Micheli, Antônio e Angelo.

Como a ampla maioria dos imigrantes, o início da vida aqui no Brasil não foi fácil. Mesmo ainda com pouca idade, todos já trabalhavam no campo para ajudar a família, Vicenzo lembra da cultura do algodão, arroz, milho, que eram formas de sobrevivência, pois não existiam muitas opções. Mas o tempo foi passando, dividido entre o trabalho e a escola.

Nos anos 60, com a chegada das novas tecnologias, entre elas a ampliação dos meios de comunicação como rádio e televisão, o carisma e o dom para a música foram se sobressaindo em Vicenzo, que, diferentemente de muitos imigrantes, construiu sua história em cima de uma carreira artística, explorando todo o seu talento musical.

Confira mais desta entrevista na próxima edição impressa da Folha de Pedrinhas e a reportagem completa na revista especial de setembro.

Da Redação

Folha de Pedrinhas

Leia Também