Destaque

Pedrinhas Paulista sedia encontro que busca união de esforços dos municípios em prol da Comarca de Maracaí

Ocorreu na última sexta-feira (08), em Pedrinhas Paulista um encontro de importante destaque para os municípios vizinhos.
A cidade conhecida como um pedaço da Itália no Brasil foi o escolhida para sediar a reunião da Comarca de Maracaí, momento no qual diversas autoridades de outras regiões estiveram presentes.
Na oportunidade o prefeito anfitrião do encontro Freddie Nicolau recepcionou as autoridades presentes, o presidente da Câmara de Pedrinhas Paulista Graco, o prefeito de Cruzália Arildo Osmar de Moro, o presidente da Câmara de Cruzália João Popp, o prefeito de Maracaí Paulo Eduardo da Silva, O presidente da Câmara de Maracaí Luiz Vermelho.
O evento contou também com a presença do Excelentíssimo juiz da Comarca de Maracaí Zander Barbosa Dalcin e do promotor de justiça da comarca Weslei Gustavo Souza Ciciliato.
Em conversa com a reportagem da Folha de Pedrinhas Freddie disse que dentre os assuntos abordados esteve o fortalecimento da Comarca de Maracaí. A Comarca é representada por Maracaí, Pedrinhas Paulista e Cruzália e tem aproximadamente 19 mil habitantes.
Outro assunto discutido, dentro do fortalecimento da Comarca, foi a possibilidade da instalação do futuro fórum da cidade de Maracaí em prédio próprio, tendo em vista que o mesmo esta em funcionamento há muito tempo em um prédio alugado.
“É unanime que a Comarca precisa de um prédio próprio com espaço adequado para garantir toda a comodidade, mas também todo o respaldo dos procedimentos dos serviços administrativos desse importante prédio,” destaca Freddie.
Outra questão importante é a luta incessante, dos municípios que pertencem a Comarca de Maracaí, que buscam reverter a situação e que novamente os eleitores das cidades possam contar com a justiça eleitoral em Maracaí.
A atual Comarca, direcionada para a cidade de Assis, possui duas comarcas, sendo que uma atende as cidades vizinhas – Cruzália, Maracaí, Pedrinhas Paulista, Florínea , Assis e o pleito defendido por Freddie, é de que haja novamente a Justiça Eleitoral em Maracaí.
“Primeiro, para facilitar e fortalecer o acesso dos próprios usuários, cidadãos e eleitores, aqueles que fazem o papel importante de votar. Precisamos criar serviços e fortalecer nossa Comarca,” salienta Freddie.
Importante ressaltar a relação com o Poder Judiciário, pois segundo Freddie, Pedrinhas Paulista recentemente assinou dois convênios importantes, o primeiro foi para a instalação do CEJUSC (CENTROS JUDICIÁRIOS DE SOLUÇÃO DE CONFLITOS E CIDADANIA), órgão que trabalha com um mini Fórum. Quanto a isso, Freddie ressalta que está pensando em instalar esse espaço para que em Agosto já possa estar de portas abertas, com o poder judiciário.
“É um braço da justiça em Pedrinhas Paulista que trará credibilidade, transparência e segurança para a população,” afirma Freddie.
O segundo convênio, assinado com a justiça, foi o convênio que será ‘Cidade Amiga da Justiça’, importante para esse momento atual no qual há muita descrença na justiça.
Freddie ainda ressalta que essas pautas são de extrema preocupação dos prefeitos, pois é importante que haja união para o segmento, para que daqui uns anos os municípios vizinhos não corram o risco de perder a Comarca para outras cidades.
“Nós vamos lutar, porque não podemos perder, pois significa um prejuízo muito grande para a população”. O prefeito de Pedrinhas Paulista defende a utilização dos serviços públicos para toda a população, para todo o coletivo.

Leia Também