Destaque Geral Pedrinhas Paulista saúde

Secretaria da Saúde de Pedrinhas Paulista realiza vacinação contra a febre amarela

Dividida em três equipes a Secretaria Municipal de Saúde de Pedrinhas Paulista realizou no último sábado, dia 11, intensificação da vacina contra a febre amarela na Zona Rural do município. Das 7 às 19 horas foram imunizadas 171 pessoas (cujas carteiras de vacinação não estavam atualizadas ou não tinham comprovante de dose).

A secretária municipal de Saúde, Zilda Nascimento Cimonetti, destaca que essa vacina já é incluída no calendário vacinal do Estado de São Paulo aos 9 meses e o reforço aos 4 anos de idade. “Em situações de emergências a mesma pode ser administrada com 9 meses incompletos. As pessoas com duas doses de vacina não necessitam receber outra dose, porém as que tomaram apenas uma dose devem receber o reforço após 10 anos”, explica ela.

Aquelas que nunca foram vacinadas ou não consta em carteira de vacina nenhuma dose deverá ser vacinada com uma dose e reforço será agendado após 10 anos. A população do município deve comparecer à Sala de Vacina na UBS “Dr. Primo Ruy” para verificar a situação vacinal.

A vacina não deve ser administrada em pessoas alérgicas ao ovo, gestantes, mulheres que estejam amamentando crianças menores de 6 meses, pessoas com tratamentos com quimioterapia/radioterapia e pessoas que fazem uso da medicação corticóide em altas doses.Vale ressaltar que idosos a partir de 60 anos, que apresenta boas condições físicas, podem receber a vacina.

Para as pessoas que forem viajar para área de risco a vacina deverá ser administrada com 10 dias de antecedência (período que são produzidos anticorpos que protege contra o vírus). O prazo de 10 dias não se aplica no caso de revacinação.

A febre amarela é transmitida principalmente pelo mosquito Haemagogus em área de floresta. Já no meio urbano a transmissão se dá através do mosquito Aedes aegypti, o mesmo mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zica vírus. Seus sintomas também se parecem com o das outras doenças: febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos. A diferença é que já existe vacina para a febre amarela, e segundo a Organização Mundial de Saúde quem se vacina contra a febre amarela está protegido contra o vírus.

 

Leia Também