Destaque saúde

Spray nasal que pode prevenir Covid-19 tem venda aprovada em Israel e Nova Zelândia

Na segunda-feira (22), a aprovação temporária da venda do spray nasal de óxido nítrico, sob o nome comercial Enovid, mais conhecido como Nons (na sigla em inglês), da empresa canadense de biotecnologia “SaNOtize”, foi concedida nos países de  Israel e Nova Zelândia.

O spray promete ajudar na prevenção da transmissão do vírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19. Segundo o diretor científico da SaNOtize, Chris Miller, a formula do produto deve matar os vírus nas vias aéreas superiores, prevenindo que eles fiquem em incubação e se espalhem pelos pulmões.

É importante destacar que esse não é o mesmo produto que é negociado pelo governo brasileiro, o “EXO-CD24”, que foi desenvolvido em Israel.

Segundo informações da companhia SaNOtize, seu spray é muito mais avançado no desenvolvimento e tem resultados mais fortes que os outros do mercado.

A venda do spray nasal em Israel está prevista para começar a partir de junho. Já na Nova Zelândia, a SaNOtize obteve o registro do produto junto à agência reguladora do país, por isso, poderá vender o Nons nas farmácias imediatamente.

O sistema de saúde do Reino Unido anunciou algum tempo atrás que os resultados dos testes clínicos do spray comprovavam que esse é um tratamento antiviral efetivo e que, de fato, ajuda a prevenir a transmissão da Covid-19, além de diminuir os dias de infecção e reduzir a severidade dos sintomas e danos em pessoas que já estão com a doença.

Acompanhe a Folha de Pedrinhas para mais informações sobre o combate à Covid-19 no mundo.

 

Leia Também